OAB-CE promove sessão para lembrar dia nacional do advogado público

O dia do advogado público foi lembrado em sessão solene realizada na tarde da última quinta-feira (7), às 15hs, no auditório da Escola Superior de Advocacia – ESA, localizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE). O presidente da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza (APACEFOR), Dr. Pedro Quariguasi, que também é o presidente da comissão estadual do advogado público na OAB-CE, esteve presente.

A solenidade marcou o lançamento do movimento estadual de valorização da advocacia pública, que trata de uma séria de iniciativas que visam à valorização do advogado público e do seu trabalho em defesa dos interesses da sociedade, em especial a prevenção e o combate à corrupção e a aplicação mais efetiva do dinheiro público em prol da melhoria da qualidade dos serviços públicos

Nomes importantes participaram do encontro, como o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e a vice-presidente da comissão estadual do advogado público, Isabel Cecília; o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado Ceará, Vicente Braga; além dos palestrantes Rafael Moreira, Procurador Federal e Karla Simões, Advogada da União e representante estadual da Associação Nacional dos Advogados da União. Também compôs a mesa a Dra. Tania Coutinho, conselheira estadual da OAB.

Os profissionais das carreira da advocacia pública, participaram do encontro mostrando estudos e dados que fornecem um panorama da situação atual do contexto da advocacia pública. A Associação Nacional dos Advogados Públicos (Anafe) também esteve representada.

Pedro Quariguasi classifica o momento como grandioso, dada a sua importância do lançamento de valorização da advocacia pública, e destaca a iniciativa como sendo pioneira dentro da Ordem. “A gente tenta, com essa iniciativa, não só marcar a data do advogado público, mas também fazer o lançamento de um movimento com um caráter importante que visa chegar próximo às associações federais, estadual e municipais, fazer um levantamento das procuradorias, vendo essas carências e dialogando com os gestores, visando conscientizar eles da necessidade do advogado público concursado em prol da administração pública exitosa para o gestor e em defesa dos interesses da sociedade”.

Confira imagens do evento.