PGM atua em mais de 150 mil processos em Fortaleza 

 

Como órgão do Poder Executivo, as Procuradorias Municipais atuam na defesa dos interesses legítimos dos Municípios, exercendo as funções de consultoria jurídica da administração superior e dos órgãos da Administração Direta do poder público. Nesse sentido, a Procuradoria Geral do Município (PGM) tem o papel de representar judicial e extrajudicialmente o poder municipal, operando nos processos judiciais e nos contratos administrativos com o propósito de assegurar a legalidade do ato administrativo e dos gastos públicos, visando o bem comum.

Dessa forma, a PGM busca garantir os princípios constitucionais, dando assistência à administração pública municipal e agindo em defesa do interesse público do patrimônio e do erário.

“Diariamente as demandas e os desafios são grandes, por esse motivo o papel do procurador é fundamental e felizmente a cidade de Fortaleza conta com uma equipe de profissionais que trabalha rigorosamente a favor da municipalidade, muito embora em quadro reduzido.”, explica o presidente da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada do Município de Fortaleza (APACEFOR), Pedro Quariguasi.

Pedro Quariguasi explica que nos últimos anos a PGM de Fortaleza tem se destacado pela sua excelente atuação e vem sendo reconhecida pelas procuradorias de todo o país. “Atualmente mais de 150 mil processos estão em andamento, passando pela Procuradoria Geral do Município (PGM) de Fortaleza. Ao desempenhar o seu papel, a Procuradoria beneficia o município através da redução de débitos além de angariar recursos que visam melhorar as condições e possibilidades financeiras do município. Em resumo, a atuação da PGM é fundamental para a cidade e seus cidadãos.”, conclui.