Dois projetos da PGM Fortaleza são finalistas do Prêmio CONIP de excelência na gestão pública 2025

A Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza (PGM) foi indicada como finalista do Prêmio CONIP de excelência na gestão pública 2025. Entre 74 projetos de todo o Brasil, duas soluções tecnológicas da PGM foram selecionados para o Congresso Nacional de Informática Pública (CONIP), que é o maior evento de tecnologia para o setor público do país. Este ano, o congresso vai acontecer entre os dias 27 e 29 de agosto, em Brasília.
Os projetos finalistas da Procuradoria-geral de Fortaleza são o “Ágilis Processos” e o “Ágilis Dívida”, ambos desenvolvidos pela Coordenadoria de Tecnologia, Governança e Inovação (CTIGI) da PGM para modernizar a gestão processual e a dívida ativa no município de Fortaleza. Os dois sistemas são utilizados no âmbito da Procuradoria desde o ano de 2021.
Com o objetivo identificar e divulgar as iniciativas de modernização voltadas ao fortalecimento da cidadania e da gestão pública, o Prêmio CONIP de Excelência reconhece, há quase trinta anos, as melhores e mais inovadoras práticas e iniciativas realizadas pela tecnologia da informação com foco na melhoria dos serviços públicos.
O Coordenador da CTIGI da PGM Fortaleza, Catulo Hansen, demonstrou entusiasmo ao saber da indicação ao Prêmio. “É com grande satisfação que recebemos a notícia de que nossas iniciativas, ‘Ágilis Processos: Transformando a Gestão Pública’ e ‘Sistema Ágilis Dívida’, são finalistas do Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública 2025. Esse reconhecimento valida o nosso compromisso com a inovação e a busca contínua por melhorias na gestão pública, refletindo o esforço de toda a equipe da PGM. Estamos entusiasmados com a oportunidade de compartilhar nossas experiências e os resultados alcançados”, celebrou.
Para a subprocuradora-geral do município de Fortaleza, Valéria Lopes, esse reconhecimento é fruto dos bons resultados obtidos pelo órgão municipal desde o desenvolvimento da plataforma. “Com o apoio do sistema Ágilis, nas versões ‘Processo’ e ‘Dívida’, inteiramente concebido pela nossa Coordenadoria de Tecnologia, alcançamos expressivos resultados, tanto na otimização do fluxo processual, quanto no gerenciamento e recuperabilidade dos créditos inscritos em Dívida Ativa. Portanto, é um importante reconhecimento do trabalho da PGM na busca pela eficiência e inovação incremental na gestão e governança da instituição”, relatou.
“A excelência técnica da nossa TI tem sido fundamental para auxiliar a gestão com análise de dados e nas atividades dos procuradores e servidores da PGM”, declarou a subprocuradora-geral Marcela Vila Nova. “É um reconhecimento que nos enche de orgulho! Parabenizo a todos os envolvidos, na pessoa do Coordenador de Tecnologia, Governança e Inovação, Catulo Hansen. Seguimos avançando, rumo a uma PGM cada vez mais moderna e eficiente”, finalizou.
Saiba mais
Sistema Ágilis Processo
O Ágilis Processo é uma solução tecnológica voltada para a gestão eficiente de processos judiciais e administrativos, proporcionando controle, automação e transparência nas atividades do setor público.
Sistema Ágilis Dívida
O Ágilis Dívida é um sistema especializado na administração da dívida ativa, otimizando a cobrança, o acompanhamento e a regularização dos créditos devidos ao ente público.