APACEFOR apoia a campanha internacional Outubro Rosa

 

Por mais um ano, a APACEFOR apoia o movimento Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), depois dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama são 29% dos casos de câncer no Brasil. A doença é mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Um levantamento realizado pelo Inca, apontou o Brasil somará aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019.

Os principais sintomas do câncer de mama são nódulo fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço; e saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.

Para prevenir a doença, o Inca sugere a adoção de hábitos saudáveis, que podem evitar cerca de 30% dos casos de câncer de mama. É indicado, por exemplo, que as mulheres pratiquem atividade física regularmente, alimentem-se de forma saudável, mantenham o peso corporal adequado e evitem o consumo de bebidas alcoólicas.

Pedro Quariguasi, presidente da Apacefor, fala sobre a importância de fortalecer o movimento Outubro Rosa e de se unir a centenas de órgãos e entidades públicas que participam da campanha. “A Apacefor quer lembrar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. A associação tem uma responsabilidade social e busca se inserir nos temas de importância da sociedade”, explica Pedro Quariguasi.

 

Fonte: INCA