PGM de Fortaleza deverá nomear novo procurador em breve

O profissional de direito, Pablo Freire Romão, de 27 anos, deverá ser o mais novo integrante da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza. O ato de convocação já foi expedido e o profissional aguarda agora o ato de nomeação, que deve sair nos próximos dias. Para a Associação dos Procuradores da Administração Pública Centralizada (APACEFOR) a integração de um novo profissional ao time de procuradores da Capital significa uma conquista a ser celebrada.

Formado em direito desde o primeiro semestre de 2015, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Pablo Freire morava há mais de dois anos no Maranhão, e recebeu com alegria e entusiasmo a notícia de sua nomeação. Pablo é um dos profissionais concursados que aguardam a sua nomeação. Para o profissional, integrar o quadro da PGM representa um sonho que ele vislumbrava ainda no período de dedicação aos estudos, quando conseguiu uma vaga no concurso.

“Integrar a PGM é uma honra muito grande e também motivo de orgulho e satisfação porque vou estar em uma instituição formada por profissionais muito competentes, respeitada no Brasil inteiro e que é responsável por defender os interesses do município e toda a população de Fortaleza, auxiliando o poder público e executivo, autarquias e fundações públicas, nas execuções de suas políticas em benefício de toda a sociedade”, pontuou Pablo.

Tamanha expectativa se traduz em como o futuro procurador enxerga o órgão que vai atuar, pautado, conforme afirma, por meio de uma atuação profissional dedicada, e qualificada. “A PGM é algo de extrema relevância e importância para o município e para a população fortalezense porque, além de tutelar o interesse público com juízo, confere, na via administrativa, a segurança jurídica necessária à execução de políticas públicas. Além disso, cuida-se de um órgão formado por excelentes profissionais dos quais terei a honra de ser colega”, disse.

Na avaliação do presidente da APACEFOR, a nomeação do novo procurador é vista como um enorme ganho para o bom resultado do trabalho desempenhado pela Procuradoria Geral de Fortaleza. No entanto, Pedro Quariguasi, chama a atenção para ausência de profissionais que torna o trabalho ainda difícil.

“Nós agradecemos o prefeito Roberto Cláudio pela nomeação, isso faz bem para a sociedade que passa a ter um novo procurador para trabalhar com esse cuidado e o controle da legalidade, mas chama-se a atenção pelo excedente do quadro deficitário, em torno de 20% dos cargos ainda estão vagos, e isso traz uma enorme dificuldade para o trabalho do órgão e para a sociedade”, esclareceu Dr. Pedro Robston.

Quem é o novo procurador de Fortaleza?

Pablo Freire possui formação em pós-graduação na área de Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É autor de livros e artigos na área. Atuou por mais de dois anos como Procurador do Estado do Maranhão, e também como membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do mesmo estado. Foi assessor especial de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Em sua carreira, também foi membro da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (ANNEP) e da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro). Além disso, atua como professo de Direito Processual Civil em cursos de pós-graduação.