Para conscientização contra o câncer de próstata, a  APACEFOR adere neste mês ao movimento mundial “Novembro Azul”

O novembro é o mês escolhido para a campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Chamado de Novembro Azul, a iniciativa visa alertar todos os homens sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e da necessidade do exame preventivo.

A APACEFOR adere ao movimento mundial. A campanha tem ajudado a diminuir os números de mortes causados por este tipo de câncer. Quando mais cedo verificado, mais chance de cura o portador da doença terá.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar (INCA) alerta que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A doença  tem evolução silenciosa, geralmente não apresenta sintomas. Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as Regiões do país, com 96,85/100 mil na Região Sul, 69,83/100 mil Região na Sudeste, 66,75/100 mil na Região Centro-Oeste, 56,17/100 mil na Região Nordeste e 29,41/100 mil na Região Norte.

Fonte: INCA