Série “Novos Procuradores” da PGM: Conheça o perfil institucional do Dr. Renan Sales de Meira  

Hoje, na segunda reportagem sobre a série com o perfil profissional dos novos procuradores da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, a Apacefor apresenta sobre a excelência do mais novo procurador empossado Dr. Renan Sales de Meira, de 26 anos, da cidade de Timóteo, Minas Gerais.

Possui os títulos de Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de ser Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).  Renan ganhou o Prêmio Barão do Rio Branco, concedido pela Faculdade de Direito da UFMG ao aluno que, tendo feito o curso completo na faculdade, além de elevadas notas, ocupou posição de destaque intelectual entre seus colegas. Foi indicado ao prêmio Messias Pereira Donato (Direito Processual do Trabalho), concedido pela Faculdade de Direito da UFMG e autor de livros, capítulos de livros, artigos publicados em revistas jurídicas especializadas e trabalhos publicados em anais de eventos científicos.

Trabalhou como Procurador Municipal no Município de Palmas/TO (2016/2018), tendo sido designado para atuar nos processos judicias envolvendo os 50 (cinquenta) maiores devedores do ente municipal, bem como nos processos judicias de grande relevância do ponto de vista institucional, econômico e social, quando designado pelo Procurador Geral do Município (art. 12, Portaria/PGM/GAB nº 034/2017). Anteriormente, exerceu a advocacia privada e atuou como advogado orientador voluntário na Divisão de Assistência Judiciária da Universidade Federal de Minas Gerais.

Aprovado nos concursos de Procurador dos Municípios de Palmas (2015 – 1º colocado), Fortaleza (2016 – 3º colocado), Belo Horizonte (2016) e São Luís (2015), assim como no concurso de Procurador do Estado do Maranhão (2016 – 3º colocado).

Aprovado em 1º lugar no processo seletivo para ingresso no Mestrado em Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG (2014 – área de estudos: Hermenêutica, Filosofia Política e Direito Constitucional). Defendeu sua dissertação em 2016, perante banca composta pelos Profs. Doutores Bernardo Gonçalves Fernandes (orientador – UFMG), Mariah Brochado Ferreira (UFMG) e Daniel Sarmento (UERJ).

“Tenho a expectativa de aprender muito com o trabalho desempenhado pela PGM, que é referência no país dentre as procuradorias, apresentando sempre práticas inovadoras no trato da defesa do interesse público na órbita municipal”, afirma Renan Sales de Meira.