1º Diagnóstico da Advocacia Pública é pauta no Senado Federal

Nos últimos dias 4 e 5 de junho, no Senado Federal, em Brasília, aconteceu a entrega do 1º Diagnóstico da Advocacia Pública Municipal do Brasil. Participaram do ato o diretor social da ANPM, Diego Leão da Fonseca, o procurador de Maceió (AL), Guilherme Lanzillotti,  o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), Eduardo Hassan, e o ex-presidente da ANPM, integrante da Apacefor e procurador de Fortaleza, Guilherme Rodrigues. Na ocasião, o documento foi entregue aos senadores Otto Alencar (PSD/BA), Lídice da Mata (PSB/BA), Roberto Muniz e Renan Calheiros (MDB/AL).

A visita, que busca contemplar o intuito da ANPM de marcar presença no Senado Federal, tem base no interesse da entidade de conversar com os parlamentares a respeito do diagnóstico, caracterizado como um trabalho técnico de muita relevância, que traz subsídios para a discussão sobre a aprovação da PEC n° 17 com o objetivo de fortalecer a carreira da Advocacia Pública Municipal.

Para o representante da Apacefor, Guilherme Rodrigues, a visita corrobora com o aumento da visibilidade da entidade – no cenário político. “Esta é uma visita que reafirma o contato da ANPM com o parlamento e esse momento é de extrema importância para que ela possa ser vista. A nossa presença no Senado marca algo que diz que nós estamos presentes e participando das discussões dos projetos que são de interesse da entidade”, expressou.

A ocasião foi marcada pela participação ativa dos parlamentares que puderam expor suas opiniões com base nos dados apresentados no relatório. “A visita foi um pouco diferente das outras oportunidades, onde nós apenas falávamos. Nesta, além do argumento, nós tínhamos elementos técnicos e científicos de uma pesquisa elaborada por uma empresa de credibilidade que apontavam alguns dados surpreendentes, tanto positivamente quanto negativamente. Foi de grande proveito poder passar esse subsídio aos senadores para enriquecer a discussão”, esclareceu Guilherme.

A presença do ex-presidente da ANPM, Guilherme Rodrigues, é fruto da convocação da própria entidade para que a Apacefor se fizesse presente em Brasília. “Nós da Apacefor costumamos sempre atender a essas convocações, onde podemos falar com muita tranquilidade que todas às vezes que somos convocados a entidade se faz presente”, declarou.