PGM disponibiliza consulta a processos de forma eletrônica

 


A Procuradoria Geral do Município de Fortaleza disponibilizou o primeiro processo administrativo para consulta a órgãos e entidades da Prefeitura de Fortaleza de forma totalmente eletrônica através de seu Portal (http://portal.pgm.fortaleza.ce.gov.br).Antes todos os autos do processo precisavam ser impressos e anexados ao processo físico, gerando custos operacionais de impressão.

Após isso o processo era encaminhado de forma física para a instituição. Com o novo modelo, passa a ser gerada uma senha para o processo e a mesma é anexada como um documento ao processo físico e este encaminhado para o órgão/entidade. Após receber o processo, o órgão acessa o Portal PGM, informa o número do processo e a senha e tem acesso as informações do processo de forma eletrônica, não sendo mais necessária a impressão de documentos para visualização do órgão/entidade que iria receber o processo.

A expectativa é que em um futuro breve, os processos não sejam mais encaminhados de forma física, e que todo o trâmite na PGM ocorra de forma eletrônica e que os processos também sejam disponibilizados de forma virtual, não sendo mais necessária a impressão de documentos e reduzindo também os custos com logística, onde não seria mais necessário a entrega física do processo.

O primeiro processo eletrônico a passar por este procedimento foi um processo administrativo da PROURMA, que já possui este fluxo automatizado no sistema e-PGM. O Procurador-Geral do Município de Fortaleza, despachou de forma eletrônica o processo, já que o Gabinete também possui seu fluxo automatizado na plataforma e-PGM. Esta é mais uma ação para transformar o fluxo de processos da PGM de forma 100% eletrônica.

“Essa é uma mudança de vanguarda da PGM, é o início da inclusão dos processos administrativos, de servidores, de interesse das secretarias, licitações, pareceres, que sejam emitidos, agora, e controlados digitalmente. Isso evita o desperdício de tempo, de custo, de papel, de transporte, de levar o processo de um lado para outro, dá transparência para a sociedade, dá transparência aos servidores, e interessados em acessar os processos. É algo de vanguarda que a PGM trabalha muito para melhorar o acesso dos cidadãos de Fortaleza ao órgão do Município de Fortaleza. Parabenizamos todos os profissionais da PGM, o Procurador Geral e em especial toda a TI da PGM. Juntos queremos revolucionar o acesso do cidadão de Fortaleza aos serviços prestados pela Procuradoria.”, destaca
Pedro Quariguasi, presidente da APACEFOR.