PGM participa de nova reunião do Fórum da Praia do Futuro

A Procuradoria-Geral do Município, através da procuradora de Urbanismo e Meio Ambiente, Denise Barbosa Sobreira, e outros representantes da Prefeitura de Fortaleza, do Ministério Público Federal e do Fórum Permanente para Requalificação da Praia do Futuro, reuniram-se, no último dia 4, na sede do MPF, para apresentação de cinco propostas  do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) de desocupação da faixa de areia da Praia do Futuro pelas barracas de praia e de requalificação das vias do entorno.

No projeto apresentado por Lia Parente, diretora de planejamento do Iplanfor, a Rua Alberto Monteiro é definida como uma área dedicada ao protótipo das barracas. “Fizemos uma sequência de três apresentações onde foram feitas mudanças com variações de tamanho. Estamos partindo do pressuposto de que não haverá mais barracas na faixa de areia. Os donos de barracas devem ser realocadas no logradouro (Avenida Zezé Diogo). As mudanças devem acarretar investimentos. Não é o ideal, mas é uma alternativa. Não tem como  a Praia ficar sem os equipamentos é  uma coisa que vai contra as tradições de Fortaleza”, avalia a gestora municipal.

As propostas das áreas ocupadas pelas barracas possuem diferentes tamanhos que podem ser de 1.500m² até 3.600m², somando área de mezanino e térreo. Intervenções de paisagismo e de mudanças de rotas da região também estão previstas no projeto de cada proposta.

Ainda segundo Lia Parente, caso haja  aceitação de uma das intervenções, a Prefeitura iria cuidar das mudanças urbanísticas e estudar a abertura de crédito para os donos de barracas. Novas propostas ainda serão apresentadas.

O Fórum Permanente para a Requalificação da Praia do Futuro conta com a participação de instituições públicas e privadas, associações, ONGs, universidades e demais interessados em discutir a requalificação da Praia do Futuro, em Fortaleza. Atua como uma estrutura aberta, integrada por instituições e pessoas relacionadas, direta e indiretamente, com a temática do desenvolvimento sustentável, econômico, social e cultural dessa região da cidade. A proposta é que o grupo se reúna sistematicamente para discutir e gerar propostas visando uma meta: a criação definitiva de formas concretas de requalificação urbanística e ambiental da Praia do Futuro.