Projeto “Corpo em Ação” oferece ginástica laboral e treinamento funcional para colaboradores da PROURMA

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a produtividade dos seus colaboradores, a Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente (PROURMA) desenvolve um projeto de ginástica laboral e treinamento funcional, chamado “Corpo em Ação”.

A iniciativa que acontece há dois anos é realizada pela colaboradora Daniele Oliveira, que está concluindo a faculdade de Educação Física. “Quando comecei a observar que muitos da nossa equipe eram sedentários (e assim vários fatores negativos viriam agregados), percebi que a maior dificuldade em ter um plano de exercício incluso nas suas vidas seria a falta de tempo. Mostrei um esboço do projeto para a dra. Denise Sobreira, procuradora-chefe da Procuradoria de Urbanismo e Meio Ambiente. E ela deu um imenso apoio, além de modelar minhas ideias, assim, conseguimos iniciar o projeto.”, explica Daniele.

O Treinamento Funcional acontece às terças e quintas-feiras, depois do expediente, e tem uma duração média de 45 a 60 minutos. Já a ginástica laboral ocorre às segundas e quartas-feiras, no horário de almoço, com duração de 10 a 15 minutos. Com a participação de quinze pessoas, o projeto promove uma maior interação entre os colaboradores, maior produtividade e diminui as faltas relacionadas a dores musculares.

Para a dra. Denise Sobreira, o projeto é um instrumento a mais para a melhoria na produtividade. “Com essa iniciativa, os servidores se sentiram cuidados dentro do ambiente de trabalho, perceberam que estávamos olhando para eles com preocupação, para que pudessem se sentir melhor no dia a dia. Posso afirmar que o trabalho rendeu muito melhor e a produtividade subiu 30%. Estou muito satisfeita com esse projeto da PROURMA”, declara dra. Denise.

De acordo com os especialistas, entre os benefícios à saúde do trabalhador, a prática da ginástica laboral melhora a condição física e psicológica, corrige vícios posturais, melhora a disposição ao trabalho e reduz patologias de Ler/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Já o treinamento funcional auxilia na melhoria da postura e no controle do peso corporal,  do equilíbrio muscular e eficiência dos movimentos, na estabilidade da coluna vertebral, na diminuição de lesões e no aumento da força, coordenação motora e da resistência central e periférica (cardiovascular e muscular).

A meta da PROURMA é levar o projeto para toda a PGM para beneficiar um maior número de pessoas.

Para mais informações:  (85) 98815-4758/99640-9237