Café Junino da Apacefor reúne procuradores e funcionários da PGM

 
Por Andréa Fontenelle

Ao som de forró pé de serra com direito a sanfoneiro,comida típica e muita animação a Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza (Apacefor) realizou na manhã dessa quinta-feira(29/06) um Café Junino na Procuradoria Municipal de Fortaleza (PGM).

Os corredores do nono andar da PGM ficaram pequenos para abrigar todos os funcionários que foram prestigiar a festa e confraternizar com os colegas de trabalho. Além de aproveitar as delícias da culinária do período junino, quem esteve por lá, pode apreciar uma bela decoração típica, tirar fotos no lambe-lambe de casal matuto e até participar de um bingo, que foi o momento mais animado do café junino.

Para o procurador Geral do Município, Dr. José Leite “são em momentos como esse que nós da PGM podemos estar juntos e confraternizar. É sempre muito importante para uma instituição encontros assim, aqui mesmo no nosso trabalho, pois beneficia a socialização de todos e traz mais integração entre todas as áreas.

Já a Dra. Valéria, procuradora-chefe da Procuradoria Fiscal da PGM e diretora da Apacefor, ressaltou que “o estreitamento do vínculo entre todos os servidores em momentos festivos como esse refletem positivamente no trabalho realizado”.

A Guarda Municipal que é lotada na PGM, Valdirene Sena Lima ressaltou que gostou muito da festa. “Estava tudo muito bonito. O sanfoneiro foi uma inovação. No final, a gente até improvisou uma pequena quadrilha bem animada”.

Para Wescley de Sousa, responsável pelo Patrimônio e Almoxarifado da PGM: “O café junino foi uma confraternização ótima.Decoração e comida típicas de primeira, com direito a bingo e sanfoneiro.Show!” Ele ressaltou que sempre que tem confraternização da PGM, ele participa pois é mais um momento de encontrar os colegas de trabalho que na correria do dia a dia não se encontra.

A Apacefor tem como principais papéis de atuação a defesa dos interesses dos procuradores, o incentivo à solidariedade entre seus sócios e o desenvolvimento de atividades culturais, recreativas e sociais. Sendo assim, vem trabalhando para alcançar esse princípios e a realização do Café Junino foi uma dessas atividades.

Origem da Festa Junina
São duas explicações para a origem do termo. Uma, que surgiu em função das festividades religiosas que ocorrem durante o mês de junho. Entre as quais homenagem aos santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Já a outra versão conta que festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto,seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda no período colonial .

Nesta época, havia influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França, a dança marcada, característica das danças nobres eque, no Brasil, influenciou muito as quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região que começou a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica, a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. (Com dados site:suapesquisa.com)