Nova diretoria da Apacefor é empossada

A nova diretoria da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada do Município de Fortaleza (APACEFOR), eleita em outubro desse ano para o biênio 2019/2021, tomou posse na tarde dessa sexta-feira, 6 de dezembro de 2019. A posse aconteceu durante a confraternização dos Procuradores.

Após assinar o termo de posse, o novo presidente, o procurador do Município, Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, reiterou o interesse em dar continuidade aos trabalhos em defesa da categoria, já iniciados na gestão anterior. “A gestão passada trouxe enormes avanços para a categoria e a gente tem essa inspiração. O nosso intuito é continuar atento, pois 2020 será um ano de muitos desafios, principalmente com essas propostas de emenda à Constituição. Já começamos a fazer um trabalho junto à Associação Nacional dos Procuradores do Município e os associados podem ficar tranquilos que o que puder ser feito de melhor, será feito por nós”, disse.

Entre as pautas que serão trabalhadas no biênio, Mont’Alverne Barreto destacou a institucionalização da carreira em âmbito nacional, a continuidade das atividades de promoção científica e cultural dos associados e a convocação dos aprovados do último concurso municipal.

A vice-presidente, Rosaura Bastos, destacou que o trabalho integrado da Associação também será em torno da valorização da Advocacia Pública Municipal e da própria Procuradoria Geral do Município. “Estamos atentos à situação política nacional. Entendemos que é importante uma associação como a Apacefor se engajar nas discussões que envolvem as prerrogativas e a carreira de procurador do município e, além disso, estamos atentos à manutenção da democracia em nosso País”, pontuou.

Também tomaram posse os Procuradores Henrique Araújo Marques Mendes (tesoureiro), Paulo André Freires Paiva (secretário) e Mário Sales Cavalcante (diretor social), além de Francisco de Assis Mesquita Pinheiro, Antônio Lisboa Rodrigues e João Afrânio Montenegro, todos do Conselho Fiscal.

Desafios

O procurador e ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Município (ANPM), Antônio Guilherme Rodrigues, também esteve presente prestigiando a posse da nova Diretoria. Ele destacou que muitos desafios devem ser enfrentados nos próximos anos. “A advocacia pública atravessa um momento muito importante, mas temos argumentos para demonstrar que temos que manter algumas prerrogativas, principalmente nas carreiras típicas de estado, que é o caso da estabilidade. O desafio da advocacia pública é permanente e nós temos nos reunido, traçado estratégias e posso dizer que temos boas perspectivas, principalmente pela qualidade dos membros da advocacia pública. A mobilização, a cada dia que passa, torna-se cada vez mais importante para que consigamos atravessar esses momentos difíceis”, destacou Guilherme.