APACEFOR apoia a Campanha Internacional Outubro Rosa

No mês de outubro, dedicado ao combate ao câncer de mama em todo o país, a APACEFOR apoia a campanha Internacional Outubro Rosa. A iniciativa estimula a participação da população no controle da doença, além de esclarecer sobre prevenção, combate e enfrentamento da doença que atinge milhares de mulheres todos os anos.

“Prevenir é o melhor caminho. É muito importante que a APACEFOR incentive a conscientização das pessoas a respeito da doença por meio da disseminação de informações.”, afirma o presidente Pedro Quaariguasi.

A estimativa 2018 do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca)/Ministério da Saúde (MS) é que haja 2.200 novos casos de câncer de mama no Ceará. A previsão para todo o Brasil é de 59.700 novos casos para cada ano do biênio 2018/2019.

Em 2016, foram 56.790 casos da doença em todo o Brasil. Os dados divulgados pela pasta apontam que, naquele ano, ocorreram 16.166 mortes no País em decorrência do câncer de mama, sendo 647 no Estado. As razões para o crescimento do número, de acordo com o mastologista Olívio Feitosa, do ICC, tem relação com dois fatores: aumento da expectativa de vida e detecção da doença. Em 2017, o tempo médio de vida da mulher chegou a 79 anos e, com isso, aumentaram as chances de tumores. O diagnóstico ampliado, no entanto, ainda não chegou ao Interior. A porcentagem de cura do câncer de mama quando descoberto em estágio inicial, segundo o Inca, é de 95%.

O que se percebe, segundo o especialista, é crescimento na faixa etária entre 45 e 65 anos, que está relacionado a uma série de fatores. Má alimentação e falta de atividade física são as principais causas.

Fonte: Ministério da Saúde e com informações do Jornal O Povo