Vice-Presidente da APACEFOR, Dra. Rosaura Bastos, participa de movimento da ANPM na Câmara dos Deputados para barrar PL que retira honorários da advocacia pública

Representantes de diversas entidades da advocacia pública do Brasil estão reunidos, desde ontem, 16 de dezembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para convencer os deputados federais a não votarem, em regime de urgência, o PL 6381/2019, que visa revogar o dispositivo do CPC que trata da percepção de honorários por advogados públicos.

O projeto foi apresentado na última semana pelo deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) e causou preocupação entre procuradores das três esferas federativas, que acompanham as discussões na Casa e conversam com parlamentares para que não incluam o PL na Ordem do Dia.

O Projeto de Lei retira os honorários advocatícios da advocacia pública, revogando o preceito do Código de Processo Civil: parágrafo 19 do art. 85. Honorários de sucumbência são devidos aos advogados, sejam profissionais liberais, sejam advogados públicos. Esta conquista veio com o Estatuto da Advocacia  e da Ordem dos Advogados do brasil, por meio da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994. No caso da advocacia pública da União Federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, trata-se de honorários pagos pelo particular que perdeu a causa, em que nenhuma quantia é desembolsada pelos Entes Públicos .

A Vice-Presidente da APACEFOR, Dra. Rosaura Bastos, participa do movimento representando a Associação. Também marcam presença na luta o presidente da ANPM, Cristiano Reis, além de procuradores municipais de Belém-PA, Osasco-SP, Anápolis-GO e de outras cidades brasileiras.