Nova diretoria receberá APACEFOR “organizada e apta para enfrentar novos desafios”

 

Os últimos quatro anos da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza foram de investimentos, atividades intensas e muitos avanços para as diretorias do biênio 2015/2019 e associados da APACEFOR. Essas atividades culminam agora com a eleição dos novos diretores e conselheiros, que receberão a associação “organizada e apta para enfrentar novos desafios”.

As palavras são do atual presidente da APACEFOR, Pedro Robston Quariguasi Vasconcelos. Ele fala com orgulho das conquistas da entidade, que se materializaram em transparência e benefícios para os Procuradores do Município e para a sociedade fortalezense.

Uma dessas conquistas foi a atuação firme e presente da associação junto à gestão municipal na defesa do concurso para novos procuradores. O último havia acontecido há 15 anos. Em 2017, a Prefeitura realizou um novo concurso e nove procuradores assumiram.

Quariguasi também destaca a readequação dos gastos da APACEFOR, que resultou em economia para a entidade e em melhores serviços para os associados. Entre eles estão a contratação de assessorias especializadas para organizar e destacar as atividades no sentido de dar transparência  e criar uma imagem positiva da entidade.

A responsabilidade e zelo com os recursos da APACEFOR é uma das marcas da diretoria, que teve disposição para mudar serviços estruturais, como contratos de secretariado, assessoria de imprensa, telemática, dentre outros, e celebrar novos convênios em benefício dos associados. Somente com o novo plano de saúde, por exemplo, foi possível beneficiar o associado com uma economia de 40%.

“Realizamos uma ampla e extensa reforma na sede da associação e a equipamos com o que há de melhor possível. Economizamos cada centavo para isso e, mesmo assim, ainda aumentamos a nossa reserva financeira. Embora não seja grande, essa reserva foi duplicada nesse período, além de ter sido protegida e preservada para os desafios que se fizerem necessários.”

A associação deu todo apoio para a implantação da Procuradoria da Dívida Ativa e esta conseguiu incrementar em 1.300% a receita municipal com arrecadações no âmbito da PGm. Também auxiliou a procuradoria na elaboração do projeto da nova sede – já em construção – e deu o apoio necessário à obtenção  de um aporte de R$ 3 milhões por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

As relações institucionais com outros órgãos e entidades também são destaque desta gestão. A articulação com parlamentares da Câmara Municipal de Fortaleza resultou na remessa e aprovação de projetos relevantes para a sociedade e para a categoria; além da criação do Dia do Procurador do Município de Fortaleza, que passou a ser celebrado todo ano no dia 16 de março.

A APACEFOR também mantém um relacionamento próximo com a Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM). Para Quariguasi, esse trabalho conjunto visa criar “parceria e sinergia” entre as duas entidades, que atuam de forma colaborativa quando o assunto é planejamento estratégico, apoio financeiro e presença em eventos pelo Brasil. Atualmente, a ANPM possui representação no Ceará através de seu delegado estadual.

A nova diretoria eleita para o biênio 2019/2021 é encabeçada pelo procurador municipal Martônio Mont’Alverne, que já esteve nas posições de procurador-geral de Fortaleza e vice-presidente da OAB/CE, e por Rosaura Brito Bastos, que é secretaria da atual gestão e assumirá como vice-presidente.

“A APACEFOR está entregue a um presidente e a uma diretoria capacitados. Eles vão traçar, junto com os procuradores, um escopo de trabalho para dar seguimento aos projetos de interesse da categoria e da sociedade de Fortaleza. Desejo ao Martônio e demais colegas da diretoria e do conselho a sabedoria necessária e a paciência que o exercício do cargo requer”, deseja Quariguasi.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RETROPESCTIVA – 2015-2019 (2)