APACEFOR promove manhã de conscientização sobre o combate ao câncer de mama

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença. No mês de outubro, a campanha de conscientização e combate é intensificada. Nesse sentido, a Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza (APACEFOR), promoveu uma manhã de sensibilização e debate sobre o assunto.

A enfermeira Elisângela Alves palestrou sobre a importância da prevenção. Na ocasião, ela destacou os três pilares estratégicos de controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia. “É uma doença que, se diagnosticada antecipadamente, pode ter cura, mas a população precisa estar alerta quanto aos fatores de risco, pois são muitos, e existe uma associação deles, como a obesidade, má alimentação, consumo de cigarro e álcool”, alertou acrescentando que muitos acreditam que o fator hereditário pode ser um forte indício. “Os hábitos de vida superam os riscos da hereditariedade. Por isso, manter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos regularmente é essencial para prevenir o câncer de mama”, disse a enfermeira.

Elisângela Alves também destacou sobre a importância de fazer acompanhamento com o mastologista e de a mulher conhecer o seu corpo. “A mulher precisa conhecer o seu corpo para qualquer alteração que venha a perceber ela possa logo procurar o médico e não deixar para depois. Nunca podemos deixar, a nossa saúde, em segundo plano”, alerta.

A procuradora do município Dra. Valéria Moraes participou da palestra e falou da sua experiência pessoal e afirmou que a descoberta precoce foi essencial para a sua cura. “O esclarecimento é super importante. Eu sou um exemplo vivo disso. Eu tive câncer de mama e a detecção foi logo no início o que tornou o tratamento muito menos traumático. Eu acho interessante as mulheres estarem atentas para o autocuidado e esse tipo de iniciativa oferecida pela APACEFOR são excelentes para isso”.

Ao final da palestra, as mulheres tiraram dúvidas com a enfermeira e receberam brindes pela participação. O encerramento foi marcado por um coffee break.