Convocação dos aprovados para a PGM de Fortaleza e realização de concursos nos municípios serão prioridades na comissão da advocacia pública da OAB-CE

O presidente da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada de Fortaleza (APACEFOR), Pedro Quariguasi, se reuniu com os representantes da Comissão de Aprovados no último concurso da Procuradoria-Geral do Município de Fortaleza, durante a cerimônia de posse como titular da comissão da advocacia pública na Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE).

O advogado Glériston Albano reforçou a necessidade da nomeação de novos procuradores. “Nossa comissão tem arduamente lutado pela nomeação de todos os cargos abertos e não apenas os do edital, estamos buscando uma interlocução com o poder legislativo, com a Câmara e com o próprio órgão da Procuradoria para que ela abrace a ideia de que todos os cargos sejam providos”.

Dr. Pedro Quariguasi afirmou que vai propor o encontro da comissão dos aprovados com entidades para dar suporte e apoio à comissão. “São candidatos capacitados que passaram em um concurso muito difícil, com mais de sete mil escritos. Então, a gente leva a pauta da nomeação ao poder público municipal e conversa com as demais entidades associativas, com o legislativo e com a OAB pela nomeação dos procuradores aprovados”.

Paulo Henrique Sá, advogado e que está entre os aprovados que aguardam a convocação, disse estar confiante com a contribuição da Comissão da OAB. “É uma grande alegria termos o Dr. Pedro presidindo essa comissão, cobrando do município porque sabe da necessidade de novos procuradores atuando, e essa comissão é fundamental para trazer o apoio da OAB. Então queremos somar para que consigamos o mais rápido possível atingir o objetivo que é a nomeação dos procuradores”.

Dr. Pedro Quariguasi revelou que a CAP-OAB irá fazer um trabalho de conscientização da necessidade de se realizar concurso público para Procurador em todos os municípios como forma de trazer benefícios à sociedade, bem como a melhoria salarial dos Procuradores. “O provimento dos cargos de Procurador Municipal através de concurso público garante a independência do Procurador, previne o mau uso do dinheiro público e traz transparência à gestão”.