Dr. Pedro Quariguasi é o novo presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-CE

Dr. Pedro Quariguasi promete reforçar apoio a categoria que atua no serviço público

O presidente da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada do Município de Fortaleza (APACEFOR), Pedro Quariguasi, foi empossado como presidente da Comissão Estadual do Advogado Público da Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB-CE). A solenidade de posse aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede da entidade.

Conforme a OAB-CE, ao todo, 33 presidentes de comissões foram empossados. O evento foi marcado pela presença de grandes nomes da advocacia. Na mesma solenidade, alguns conselheiros e membros do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) também tomaram posse.

Pedro Quariguasi afirmou a relevância da advocacia pública para a construção de uma sociedade igualitária, e destacou a importância do trabalho desempenhado por profissionais da área por meio do controle e gerenciamento de recursos aplicados em ações e iniciativas em benefício da população.

Solenidade de posse aconteceu na quarta (23), na sede da OAB-CE

“O advogado público é o responsável por equacionar e controlar a legalidade das políticas públicas, é quem pode direcionar e evitar muitos problemas, como o mau uso da verba pública, sendo um orientador do gestor. Esse olhar jurídico de prevenir litígios e otimizar a parte jurídica e arrecadatória é essencial, por isso a relevância. É necessário trazer esse olhar pra dentro da OAB e para a sociedade”, destacou.

Pedro Quariguasi antecipou que entre as primeiras ações à frente da presidência da advocacia pública, está a estratégia de traçar um plano de ação com o auxílio dos colegas da comissão que reforcem a missão de defesa da categoria no âmbito público. “No primeiro momento é convidar colegas e somar forças para procurar fazer as integrações em prol da advocacia pública. Depois, procurar integrar os entes das três esferas políticas e traçar um plano de ação que, basicamente, deve ser de valorização do advogado público e a sua importância na implementação das políticas públicas em favor da população e na otimização dos recursos. A função do advogado público é servir a sociedade sendo parceiro do gestor público para que este possa implementar seu plano de governo para qual foi eleito com respeito ao direito e aos interesses de toda a sociedade”.

Confira fotos do evento.