Presidente da APROMAL e o Procurador Geral do Município de Rio Largo, em Alagoas, visitam a PGM de Fortaleza para conhecer experiências inovadoras

Na última terça-feira, 5 de dezembro, o presidente da Associação dos Procuradores de Municípios do Estado de Alagoas (APROMAL), Bernardo Bastos, e o procurador-geral do município de Rio Largo, Victor Carvalho, visitaram a Procuradoria-Geral de Fortaleza para conhecer a estruturação do órgão cearense e trocar experiências com a Associação dos Procuradores da Administração Centralizada do Município de Fortaleza (APACEFOR).

Recebidos pelo procurador-geral adjunto, Miguel Rocha Nasser Hissa, visitaram a organização e conheceram o funcionamento da PGM.  Acompanharam também a visita os procuradores Rosaura Moreira Brito Bastos, Jacinês Luz e Guilherme Rodrigues.

Os procuradores alagoanos conheceram o software desenvolvido pela Procuradoria de Fortaleza (e-pgm), que possibilita a gestão de processos administrativos, judiciários e gestão de dívida ativa do município. As ferramentas disponibilizadas pelo sistema vão desde a permissão para o peticionamento ao controle da distribuição dos processos aos procuradores. “O software desenvolvido pela PGM é considerado um grande avanço, já que modernizou a rotina de trabalho dos procuradores. Com a solução tecnológica, o procurador pode trabalhar de qualquer lugar do mundo. É possível acompanhar o processo virtualmente, seguindo todos os prazos processuais. Além disso, a cobrança de dívidas aos contribuintes é mais célere e, consequentemente, aumenta a arrecadação municipal”, afirma Pedro Quariguasi, presidente da APACEFOR, que articulou a visita dos procuradores de Alagoas à Capital cearense.

A sede da Associação dos Procuradores da Administração Centralizada do Município de Fortaleza também foi visitada. A APACEFOR é considerada referência no Brasil pela luta na valorização do trabalho dos procuradores municipais, assim como de outras ações de fortalecimento, como estabelecer canais de comunicação com a sociedade, divulgando a advocacia pública, apoio ao o uso eficiente dos recursos públicos e à gestão municipal, em tudo que for necessário, para melhorar os serviços públicos municipais destinados à população.